Pesquisar este blog

Tradutor

sábado, 15 de janeiro de 2011

Amor próprio e Orgulho qual a diferença?

Muitas pessoas confundem amor próprio com orgulho..alguns acham até que são sinônimos, mas veja como a diferença é bem clara:

AMOR PRÓPRIO:

sentimento que se manifesta a partir do CORAÇÃO, e preza pela vida e pela felicidade pessoal. Não busca atacar, não busca xingar, nem ferir à outro ser.

ORGULHO:

sentimento que se manifesta a partir do EGO, e, cuja natureza é a de proteger-se de algo, seja o que for. O EGO não tem uma consciência lúcida, e, assim, seu objetivo é impor-se, através da força, do poder, da supressão do "oponente".


O Amor próprio nos vem quando percebemos que o orgulho é uma forma distorcida de enxergarmos o mundo, e, que, não precisamos nos impor à ninguém para que sejamos felizes.

O Orgulho, por outro lado, é uma espécie de sentimento que cega o coração. Ficamos tomados por sentimentos negativos, e sujeitos a vivenciar estados baixos de energia: IRA, ESTUPIDEZ, AVAREZA. Isto é, o orgulho é a ausência de humildade, o vivenciar uma ilusão, a ilusão de que precisamos nos firmar de uma determinada forma a qual trazemos dentro do EGO (destreinado).

Um comentário :

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...