Pesquisar este blog

Tradutor

sábado, 22 de janeiro de 2011

Rótulos...

No momento em que você diz que uma pessoa é boa, é porque parou de olhar para ela. Já lhe colocou um rótulo, já a categorizou e classificou. No momento em que diz:

“ este homem é mau”, como pode voltar a fitá-lo nos olhos? Já decidiu de antemão, está tudo terminado com essa pessoa. Essa pessoa já deixou de ser um mistério. Você já o classificou como “mau” ou “bom” e agora está a relacionar-se com esses rótulos e não com as realidades.

Um homem bom pode transformar-se num homem mau e vice-versa. Acontece com frequência; de manhã o homem era bom, á tarde é mau e a noite volta a ser bom. No entanto, você vai comportar-se com ele de acordo com o rótulo que lhe colocou. Não estará a falar com o homem em si, mas com o rótulo que lhe colocou, com a imagem que fabricou dele.

E nós continuamos a colocar rótulos, incluindo ás crianças pequenas. Dizemos “Este menino é obediente e este é muito desobediente. Este menino é uma alegria e este é um problema.” Isso é pôr rótulos, e lembre-se de que, ao fazê-lo, está a criar muitos problemos. Em primeiro lugar porque quando colocamos um rótulo estamos a exigir-lhe que se comporte de acordo com o rótulo que lhe foi colocado; a pessoa começará a sentir que tem a obrigação de demostrar que estamos certos. Se o pai diz : “O meu filho é um problema” , o filho pensa: “Agora tenho que demostrar que sou um problema, caso contrário será demostrado que o meu pai não tem razão”

“Se você colocar rótulos á criança, conseguirá enlouquecê-la... estará destruindo a sua beleza. Todos os rótulos são destrutivos. Nunca coloque o rótulo de pecador ou santo a ninguém.Repare nesta situação:
“ Houve uma altura em que pensamos que fulano era bom, e agora roubo-nos dinheiro !” Pensa que ele o enganou?
Não, foi a sua classificação que o enganou.
Ele age de acordo com a realidade dele....
Ninguém está aqui para satisfazer as suas expectativas. Somente os mais covardes tentam satisfazer as expectativas dos outros. Um homem de verdade destrói todas as expectativas que os outros têm acerca dele, porque não está aqui para ser aprisionado pelas ideias de ninguém. Permanecerá livre. Permanecerá incoerente, isso é a Liberdade.

O sentido moral significa “ isto é bom e isto é mau. Faz isto e não faças aquilo.” Mas a consciência significa apenas: “Sê um espelho, reflete e responde” Se meditar , aos poucos verá que tudo está bem, que tudo é o que deveria ser. Quando não pensa que uma pessoa é má e perversa, está a dar-lhe a oportunidade de se transformar. Você está a aceitar o ser humano tal como é, e essa aceitação traz consigo a transformação

Já viu isto acontecer em sua vida? Quando alguém o aceita totalmente, incondicionalmente, você começa a mudar. Esta aceitação dá-lhe coragem... quando existe alguém que o ama exactamente como você é, muito rapidamente algo muda, algo começa milagrosamente a mudar. A simples aceitação de ser amado tal como é, sem que ninguém espere nada de si, dá-lhe alma, torna-o completo, torna-o seguro de si mesmo, dá-lhe confiança.


Amo-te tal como és na tua essência mais profunda. Não me interesa a tua aparência nem a tua roupa. Amo o teu ser e não o que possuis. Não me interessa o que possuis ou o que fazes, só me interessa uma coisa: quem tu realmente és!


Trecho: do livro – COMPAIXÃO –
A derradeira prova de Amor
OSHO





Um comentário :

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)