Pesquisar este blog

Tradutor

segunda-feira, 9 de maio de 2011

O poder da gratidão e a EFT

No artigo passado falei sobre o mecanismo da gratidão (O poder da gratidão e o poder da ingratidão) através de exemplos práticos, demonstrando que, quanto mais somos gratos, mais a vida se expande e recebemos mais. E o quanto o contrário também é verdadeiro, ou seja, quanto mais reclamamos, mais ficamos estagnados e chegamos até a perder o que temos. Se você não viu o artigo anteirior, então veja agora porque vai ficar bem mais claro, de uma forma muito lógica e prática, como isso funciona:

Leia AQUI


Bem, só que muitas vezes nós sabemos que deveríamos ser gratos, temos consciência do quanto isso é importante, mas não conseguimos verdadeiramente sentir a gratidão. Percebemos lá no fundo a lamúria e as reclamações pelo que temos e pelo que acontece no dia-a-dia. A EFT vai nos ajudar, de uma forma simples e muito profunda, a limpar esse sentimento de lamúria.
O que você deve fazer inicialmente é listar as coisas que você tem ou os acontecimentos que o deixam insatisfeito. Ao pensar em cada item da lista, certamente surgirão pensamentos e sentimentos negativos. São essas sensações que vamos limpar com a EFT. Vou dar um exemplo prático.
Vamos supor que você pense no seu salário e que não consiga se sentir grato pelo que recebe. Ao pensar no valor, podem brotar vários pensamentos que vem acompanhados com sentimentos: É muito pouco. Não dá pra fazer nada que eu quero. È injusto. Tem gente que com muito menos qualificação ganha mais. A empresa não valoriza os funcionários. Não valoriza o meu trabalho. Eles ganham muito e a gente ganha pouco. Desse jeito nunca vou crescer na vida. Não vejo como mudar essa situação. Só ganha bem quem tem boas indicações. Me sinto frustrado com o valor que recebo.
Observe então o que você mesmo listou. Que sentimento brota ao falar as frases? No exemplo acima, vamos supor que o sentimento principal seja frustração. Pronto, temos um conteúdo completo para começar aplicar EFT e limpar a carga emocional.
Para iniciar, batendo no ponto do karatê, vamos ter a frase de preparação: “Mesmo que eu me sinta frustrado com meu salário, eu me aceito profunda e completamente”. Repete 3 vezes enquanto bate no ponto do karatê. Os restos das frases que foram ditas a respeito do salário vão fazer parte do restante da rodada:


Topo da cabeça: É muito pouco.
Inicio da sobrancelha: Não dá pra fazer nada que eu quero.
Lateral do olho: É injusto.
Embaixo do olho: Tem gente com menos qualificação ganhando mais
Embaixo do nariz: A empresa não valoriza os funcionários
Embaixo do lábio inferior: Eles ganham muito, e a gente pouco
Osso da clavícula: Nunca vou crescer desse jeito
Embaixo da axila: Não vejo como mudar essa situação
Topo da cabeça: Só ganha bem que tem boas indicações
Inicio da sobrancelha: Me sinto frustrado
Lateral do olho: Para que todos podem ganhar melhor, menos eu
Embaixo do olho: Me sinto impotente
Embaixo do nariz: Me sinto desvalorizado
Embaixo do lábio inferior: Fico insatisfeito ao pensar no quanto ganho
Osso da clavícula: Não dá pra ficar feliz
Embaixo do braço: É muito pouco


Terminada a primeira rodada, observe: Ainda dá um sentimento de frustração ao pensar no salário, ou o sentimento passou a ser outro (raiva, medo, ou algum sentimento melhor)? A intensidade do sentimento aumentou, ficou igual, ou diminuiu? As frases que você falou ainda fazem o mesmo sentido? Será que você quer modificar algumas frases, acrescentar outras e/ou eliminar algumas?


Faça uma análise completa e execute uma nova rodada com o material novo que brotou. Ao final da rodada, repita a análise. Faça mais uma rodada... Repita esse processo até que as frases percam completamente o sentido, ou melhor, a força emocional. Chegará um determinado momento que você não sentirá nada de desagradável ao falar as frases. Nesse momento, você conseguiu limpar toda a emoção negativa associada aos pensamentos e assim o caminho está livre para fazer uma rodada positiva e gerar um sentimento de gratidão.


Quantas rodadas se deve fazer até limpar tudo? De 1 a 150... Ou mais. Depende muito. Para muitas pessoas, algumas rodadas (3, 4, 5) serão suficientes. Para outros, serão necessárias 10, 15, 20... Para uma minoria, será necessário fazer mais rodadas e investigar melhor que está brotando.
Vamos supor que você já limpou toda a negatividade com várias rodadas de EFT. Agora, vou sugerir uma rodada positiva:


- Topo da cabeça: Me sinto grato pelo que recebo
- Inicio da sobrancelha: Mesmo que não seja o salário ideal
- Lateral do olho: Mas é dele que eu me sustento
- Embaixo do olho: É com ele que sustento minha família
- Embaixo do nariz: É com ele que pago minhas contas e posso ter energia, água, alimentação, roupas e etc...
- Embaixo do lábio inferior: Por isso escolho me sentir grato
- Osso da clavícula: Mesmo que ainda não seja o que eu sei que posso ganhar
- Embaixo da axila: eu escolho aceitar o que ganho com gratidão
- Topo da cabeça: Enquanto isso eu posso me qualificar
- Inicio da sobrancelha: E buscar alternativas para crescer profissionalmente
- Lateral do olho: Enquanto minha renda não aumenta
- Embaixo do olho: Eu escolho me sentir grato com o que recebo
- Embaixo do nariz: Escolho me sentir grato pela empresa que me paga
- Embaixo do lábio inferior: Isso me animo e força
- Osso da clavícula: Para crescer cada vez mais
- Embaixo da axila: Por isso eu escolho me sentir grato


Ao final da rodada você provavelmente estará se sentindo grato. Faça quantas rodadas positivas quiser. A gratidão é um poderoso motivador e gerador de prosperidade. Agradeça por tudo que você tem, como se estivesse agradecendo para uma pessoa um presente que você recebeu. O universo ficará muito satisfeito em lhe dar mais, assim como você ficaria feliz em dar mais para alguém que recebeu algo seu e ficou muito agradecido. Se você fez o exercício e ficou agradecido, eu ficarei grato em saber da sua gratidão.

André Lima - EFT
Leia mais sobre EFT AQUI!


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)