Pesquisar este blog

Tradutor

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Não tenha medo das críticas...

Já mostrei o quanto costumamos dar crédito para os outros e, por isso, as críticas nos machucam tanto. O segredo do sucesso é não dar ouvidos a elas, afinal as críticas sempre vão existir. É claro que isso leva tempo, mas é possível! Aos poucos, vamos treinando o princípio do autorrespeito e enxergamos que, quanto menor o medo da crítica, maior é a produtividade, a criatividade e o sucesso.

Está disposta a deixar o seu sentir em primeiro plano? Sua vocação, sua percepção? Feche os olhos e observe onde estão esses “outros”. Geralmente, eles se localizam na cabeça, fruto das primeiras críticas que você ouviu quando ainda era criança. Solte-os completamente. Reconheça que os outros estão neles: o corpo, os olhos, a boca, o pensamento e a vontade deles são deles e de mais ninguém. Você, por sua vez, está em si mesma. E pronto.

Diga para si: “Eu posso amar os outros, mas é só amor que tenho por eles. Eles não estão dentro de mim.” Deixe-os fora: pais, irmãos, família e pessoas do mundo com quem convive. Seja o que eles querem ou o que eles vêem, nada disso tem importância para você. Sinta seus próprios olhos, ouvidos e pensamentos. Como é bom ter a liberdade de pensar por si mesma! Sinta-se única e repita: “O que os outros sentem pertence a eles. Até respeito, mas não assumo. O meu é meu, pois assim quis a vida. Deixo sair de mim toda energia dos outros. Eles não têm mais forças. Não preciso saber o que querem, pensam ou sentem. Se eles se manifestarem, ainda assim não vão me influenciar. Quem pode fazer algo por si são eles. Posso até colocar uma ajuda à disposição, mas eles só se ajudam se quiserem. Não estou neles. Não assumo nenhuma crítica.”

Agora, liberte suas dúvidas, o passado e todos os que te ofenderam e diga: “Eu desculpo as pessoas e me solto. Liberto os outros de mim. Solto os fantasmas do meu passado e as pessoas que, por me ferirem, guardei aqui dentro. O que eles dizem ou fazem não tem valor. Eu não preciso reagir, pois as críticas não me afetam. Elas não são mais importantes. Elogios também não são importantes. À verdade, a essa sim dou valor. Essa só eu posso conhecer, através dos meus sentidos. E é neles que vou confiar daqui pra frente.”

Luiz Gasparetto


3 comentários :

  1. Perfeito, Sheila, perfeito.
    Um doce anoitecer para você!

    ResponderExcluir
  2. Oi Sheila,

    Amei seu blog. Voltarei com mais tempo para saborear tudo com calma.
    Beijo,

    Deia
    http://universoemcores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Sheila...tudo bem querida?...gostei desse seu texto que fala sobre crítica e como é verdade que las sempre existiram e nem todas as criticas constroem não é?/ vamos deixa-las para lá...
    Gostei do seu comentario no mue blog...verdade! as vezes temos pais que não são tão amigos,irmão afastados e muitas a amizade vem de onde nem imaginamos....muitas vezes vem dessa telinha aqui que parece fria......mas não é..
    muitos beijosss
    sua amiga
    titi

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)