Pesquisar este blog

Tradutor

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O outro tem o direito de não gostar de você!

Frequentemente vejo pessoas se autodestruindo ou tentando destruir o outro porque não se conformam com o fato de não serem correspondidas. Afirmam insistentemente que amam e, em nome deste sentimento, julgam-se dona de toda e qualquer razão, como se qualquer atitude pudesse ser justificada por este sentimento.

Claro que desejamos ser correspondidos quando gostamos de uma pessoa. Óbvio que queremos nos relacionar com ela e creio que seja muito saudável fazermos o melhor que conseguirmos para tentar conquistá-la; mas precisamos considerar que nenhuma investida é garantida.

Faça o que fizer, haja o que houver e ainda assim o outro terá o direito de não querer, não gostar, não conseguir corresponder e oferecer os mesmos sentimentos. Acontece que algumas pessoas simplesmente não compreendem isso. São imaturas; comportam-se feito crianças que esperneiam e fazem birra a fim de conseguir o que querem.

Algumas optam pela autodesvalorização. Diante da recusa do outro, entregam-se às lamentações e não se cansam de repetir que são feias, desinteressantes e não têm sorte na vida. Pisoteiam sua própria auto-estima até realmente ficarem muito menos atraentes do que poderiam ser.

Existem as que mergulham tão profundamente nessas crenças que desenvolvem sentimentos próprios de depressão, instabilidade de humor, desânimo diante de tudo e de todos e, em alguns casos extremos, chegam até a desistir de viver.

Outras preferem atacar quem as rejeitou. Ainda que esta opção também signifique autodestruição, tais pessoas se empenham em bagunçar a vida do outro. Fazem escândalo na família dele, em frente a casa, tentam difamá-lo entre os amigos e, seja através de diretas ou de indiretas, não medem esforço para causar-lhe transtornos de todas as ordens.

Se você se derruba ou tenta derrubar o outro quando não consegue despertar nele o mesmo sentimento que o dedica, está na hora de crescer e amadurecer; de entender de uma vez por todas que as pessoas têm o direito de não gostar de você, assim como você também tem o direito de não gostar de alguém que se declara e revela o desejo de estar ao seu lado!

Sei que é triste, que a gente fica mal, chora e se angustia com uma recusa. Até aí, muito compreensível: todos nós desejamos ser amados por quem amamos. Mas depois de algum tempo (sejam dias ou alguns meses), isso tem de passar.

Aceitar o não é ser justo e democrático; é ser adulto o bastante para acatar os sentimentos do outro sem acreditar que ele tem o poder de lhe destruir caso não queira ficar com você. Não tem! E se você se vê destruído, saiba que a responsabilidade é sua e não do outro. Quem se destruiu foi você!

E enquanto digere a tristeza de não ser correspondido, comporte-se com dignidade. Não alimente pensamentos insensatos e unilaterais. Tente perceber como você pode se tornar melhor depois deste episódio. Sempre temos algo a aprender e as dores do amor servem perfeitamente para isso.

Por fim, não se esqueça: a gente só pode seduzir de verdade o coração de alguém quando usa, para tanto, atitudes de amor. Infantilidade, exageros, ofensas e acusações podem até fazer parte da reestruturação de uma relação, mas não podem persistir até que a única coisa que você mereça seja piedade. Porque, certamente, você merece bem mais do que isso!

Texto de Rosana Braga
Fonte:STUM


12 comentários :

  1. Que perfeito esse texto.
    Amei.

    Bjs amiga, ótima semana,
    Mih

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto! Sempre achamos que somos perfeitos e que todos devem gostar de nós, mas raramente nos colocamos no lugar do outro para nos analisar...
    Desejo que você tenha uma semana iluminada!
    Beijos
    Mari

    ResponderExcluir
  3. Maturidade é tudo, né?!
    Uma semana muito feliz p vc!!!
    Bejocona

    ResponderExcluir
  4. Adoro os textos de Rosana Braga, ela tem uma forma objetiva de escrever!!

    Tenha uma Semana Abençoada!!
    Paz e Luz!!

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto. Gostei muito.
    E que lugar maravilhoso eu encontrei!
    Lindo blog! Amei!

    Beijos no coração

    ResponderExcluir
  6. Sheila, tb tenho essa opinião de que ninguem é obrigado a gostar de mim, afinal não sou nenhuma unanimidade. Enfim, quem não gosta OK,sem dramas. Minha dedicação vai p/ aqueles que gostam verdadeiramente de mim. A vida é corrida demais para desperdirçarmos tempo com sentimentos que não valem a pena.
    Bom texto!!!
    bjs e ótima semana

    ResponderExcluir
  7. Excelente texto da Rosana Braga, sempre pleno de bom senso.
    Amadurecer é preciso, aceitarmos os "nãos" da vida é preciso.
    É pura verdade, não temos como obrigar alguém a corresponder um sentimento que nutrimos por essa determinada pessoa.
    Amor é algo espontâneo, não temo como forçar.
    Beijinhos e excelente semana Sheila!
    Valéria

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelos comentários!!! Uma boa semana pra todas vcs!! :)

    ResponderExcluir
  9. Ótimo texto...adorei ler e pensar sobre ele!
    Bjs, uma ótima terça-feira com muita criatividade, vida e pensamentos positivos!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  10. Que lugar mais delicioso de estar! Amei este blog!
    bjs

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)