Pesquisar este blog

Tradutor

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Letra C de Osho


Carma

A ação e o resultado são contínuos, eles são parte de um processo. Você pensa que semear e fazer a colheita são ações separadas? Você irá presenciá-las aqui e agora.


Casamento

O casamento é uma grande lição, é uma oportunidade para aprender algo: para aprender que dependência não é amor, que depender (de alguém) significa conflito, raiva, ódio, inveja, possessividade, dominação. Não irei chamá-lo de casamento porque essa palavra se estragou. Eu gostaria de chamar isso apenas de amizade. Sem qualquer vínculo legal. Apenas um “estar juntos” amoroso. Sem promessas para o futuro: esse momento já basta. Mas, não criará amarras.


Compaixão

Apenas a compaixão é terapêutica, porque tudo que é doentio nos homens se deve à falta de amor. Tudo que há de errado com os homens está de alguma forma associado a essa falta de amor. O sofrimento vem de não ter sido capaz de amar ou de não ter sido capaz de ser amado. Não ter sido capaz de compartilhar seu ser. É essa a dor, é isso que gera vários complexos dentro de nós. Assim como o alimento é necessário para o corpo, o amor é necessário para a alma. O corpo não pode sobreviver sem alimento, e a alma não pode sobreviver sem amor.



Confiança

A confiança é a mais alta forma do amor, é o núcleo essencial do amor. O amor é como um templo, e a confiança, o santuário mais profundo desse templo. A confiança nasce do amor.


Conhecimento

O mundo respeita as pessoas que possuem conhecimentos. Ele precisa de especialistas e de pessoas que possuam informações, conhecimento e expertise.


Consciência

Ao andar, ao sair para uma caminhada matinal, sua consciência permanece a mesma. No centro, você continua sendo o mesmo. Nada mudou, nada nunca muda.

Conselhos

Ouça-os, mas não os siga. Ouça-os bem, mas siga seus próprios insights, e não os conselhos dos outros. Nunca siga cegamente o que lhe disserem. Comenta tanto erros quanto puder, mas não cometa o mesmo erro duas vezes, pois isso seria burrice. Cometa sempre novos erros, invente novos erros, e você estará aprendendo o tempo todo, sua inteligência crescerá o tempo todo. Aquilo que é verdadeiro hoje pode não mais ser verdadeiro amanhã, e o que está certo em uma situação pode estar errado em outra.



Coragem

É uma aposta, mas apenas os que apostam sabem o que é a vida.

Cordialidade

A cordialidade é uma qualidade e não uma relação. Não tem nada a ver com outras pessoas. É basicamente sua qualidade interior.

Corpo

Ouça seu próprio corpo. O corpo possui uma grande sabedoria. Se você o ouvir com atenção, estará sempre certo. Contudo, se não o ouvir e continuar forçando-o a fazer coisas, você nunca estará feliz. Será infeliz, estará doentio, desconfortável, sempre preocupado e desorientado.


Crença

Ninguém pode salvá-lo a não ser você mesmo.


Criatividade

Se você amar e estiver limpando a sala, isso é criativo. Se você não amar, então é claro que será uma tarefa, um dever a ser cumprido, será um peso.


Culpa

A culpa é o segredo de todas as “religiões oficiais” . Criam culpa nas pessoas, fazem com que se sintam mal consigo mesma. Não deixam que conduzam suas próprias vidas, fazem com que se sintam condenadas. A partir do momento em que aceitar a responsabilidade daquilo que você é, um raio de luz entrará em você.


Cura

Se alguém está doente, significa que essa pessoa perdeu a capacidade de curar-se sozinha. Não consegue mais perceber a fonte de sua própria cura.


Osho de A a Z

3 comentários :

  1. oi Sheila,

    que espetáculo de postagem,
    muito bem escolhida...
    vou copiar e guardar!!!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sheila!
    Teu blog é lindo e tua sensibilidade emociona.
    Beijos e ótima semana.

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)