Tradutor

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Letra P de Osho



Passado

A mente vive no passado porque vive imersa em conhecimento. O conhecimento significa aquilo que você já conheceu, compreendeu, aprendeu. A existência é agora, mas a mente está no passado; a existência é aqui, mas a mente está sempre naquele ponto. A mente olha para trás, como se olhasse sempre pelo espelho retrovisor. Se você está dando ré no seu carro, o retrovisor é importante; mas, se está seguindo em frente, é perigoso continuar olhando pelo retrovisor. E se você se fixar no retrovisor, é certo que sofrerá um acidente. Estará sempre em grande perigo, estará se comportando de forma suicida. A vida se move sempre em frente, ela não pode voltar atrás.

Paraíso

Insisto em dizer que você já está lá. Apenas sente-se em silêncio e olhe em volta, sente-se em silêncio e olhe para dentro. Você nunca esteve em nenhum outro lugar! Aquilo que você é agora é sua única forma de ser. Aceite isso. Não apenas aceite, mas tenha prazer com isso, ame isso, e seu coração começará a se abrir, até que, subitamente, você irá descobrir que despertou no jardim do Éden. Não se trata de chegar a algum lugar, é apenas uma questão de estar aqui.

O paraíso e o inferno não são locais geográficos, se você for à procura deles, não irá encontrá-los em lugar algum. Eles estão dentro de você, são psicológicos. A mente é o paraíso, a mente é o inferno, e possui a capacidade de tornar-se qualquer um dos dois. Mas as pessoas continuam pensando que as coisas têm que estar em lugar lá fora. Continuamos procurando as coisas do lado de fora porque estar dentro é muito difícil. Então vamos para fora. Se alguém diz que há um Deus, olhamos para o céu.

Sentada, em algum lugar, estará a pessoa divina. Paraíso e inferno não existem. Ambos estão apenas em sua mente. Quando você se encontra em sintonia psíquica com a existência, quando está silencioso, você está no paraíso. Quando você está perturbado, quando perde seu silêncio, você está distraído e há diversas ondulações no lago de sua consciência.

Com elas, toda a qualidade da consciência de refletir como um espelho se perde, e você está no inferno. O inferno simplesmente significa uma falta de harmonia dentro de você e uma relação à existência também. A partir do momento em que você se encontra em harmonia consigo mesmo, e com a existência – dois lados da mesma moeda, imediatamente estará no paraíso. O paraíso e o inferno não são lugares geográficos.


Perfeição

Se você for inocente, simples, inteligente, irá começar a sentir-se culpado, e a culpa é um estado doentio.

Pobreza

Você pode viver na pobreza absoluta, mas a pobreza não irá ajudá-lo a tornar-se iluminado. Na pobreza ou na riqueza, no casebre de um homem pobre ou em palácio, o que importa é seu estado de meditação, sua percepção. Onde quer que isso aconteça você irá se tornar iluminado. Você não precisa renunciar a nada. Todas as religiões têm servido aos pobres durante milhares de anos, e a pobreza continua crescendo. Isso é um verdadeiro serviço? Se fosse, ao longo de milhares de anos a pobreza já deveria ter desaparecido. Na verdade, estão alimentando a pobreza. Um verdadeiro serviço seria dizer aos pobres: “Vocês estão sendo explorados e devem se revoltar contra as injustiças.”

Por que?

A pergunta “por quê? , uma vez que tenha sido aceita, irá levá-lo cada vez mais fundo na filosofia, e a filosofia é um enorme deserto.


Preocupação

Preocupação e ansiedades continuam dissipando nossa energia. As preocupações são vazamentos, buracos pelos quais a energia está continuamente se dissipando. Pare de se preocupar. Não há nada com que se preocupar, tudo já foi resolvido. Viva com essa confiança. A existência ama você. Deve haver alguma bênção escondida ali. A ansiedade significa “Não há ninguém para cuidar de mim. Tenho que carregar todo o peso em meus próprios ombros. Se eu não carregar esse peso, estou acabado, e toda a existência é hostil”. É isso que cria a ansiedade: “Todos estão contra mim. De alguma forma, todos estão conspirando contra mim, todos me perseguem. Tenho que me proteger ser cuidadoso e planejar, me mover de tal forma que eu, e não os outros, seja o vencedor. Todos são competidores e estão decididos a me vencer.” “Eu pertenço a essa existência, sou uma parte essencial dela.”

Propaganda

A verdade é uma mentira que foi repetida muitas vezes.


Osho de A a Z

4 comentários :

  1. Quero um desses em meu retrovisor.
    P de Paz pra vc minha Pombinha :)

    ResponderExcluir
  2. Acredito que o inferno e o paraíso existem em nossas mentes, e depende do nosso estado de espírito!! Adorei o P!!

    Beijinhos!!♥

    ResponderExcluir
  3. Oi Sheila boa tarde! passei para te deixar um abraço e desejar uma linda noite. Teu blog é lindo!! essa música e o cininho!!!! arrsando!!! Bjusss

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...