Pesquisar este blog

Tradutor

terça-feira, 1 de outubro de 2013

O que Buda faria se um amigo o magoasse?


Não se deve especular sobre os defeitos dos outros, sobre o que fizeram ou deixaram de fazer. Pense, isto sim, no que você fez ou deixou de fazer.
Dhammapada 50

Buda, certamente, tinha razão. E por que digo isso? O cantor country Hank Williams costumava dizer que é melhor não nos intrometermos na vida alheia, pois o máximo que podemos fazer é cuidar da nossa.Ora, se Buda e Hank conseguiram concordar em alguma coisa, no mínimo deve ser verdade. Em todo caso, acho que posso dizer sem medo que qualquer um é capaz de atestar a verdade desse conselho.Viver com cautela não é fácil e requer atenção constante: e é justamente esse o ponto. Cuidar dos defeitos dos outros só nos atrapalha.Isso não quer dizer que devamos dar de ombros para o mal quando topamos com ele. Não se esqueça que estamos todos no mesmo barco; Buda ensinou que nós não somos seres isolados. Portanto, devemos assumir a responsabilidade pelo mal - não criticando as atitudes alheias, mas superando-as com outras melhores. Para tanto, precisamos prestar atenção em nós, principalmente quando as nossas atitudes não forem tão bonitas assim.

Franz Metcalf
No livro - O que Buda Faria - pg15

A sabedoria budista, nos ajudando a enfrentar dilemas cotidianos da vida.
Essa é a proposta da "nova gavetinha" que abro hoje, aqui do blog! 
É uma visão bem interessante que, independente da crença religiosa, vale a leitura.
Espero que gostem!!!
Aguarde! :)

3 comentários :

  1. Adorei. Melhor olhar pra minha vida mesmo e isso requer prática. Obg! :D

    ResponderExcluir
  2. oi She, muito bom este tema, pois muito tenho visto o quanto as pessoas aondam se magoando por conta dos outros...vamos parar e pensar...adorei a ideia da gavetinha com pensamentos de Buda, quero muito aprender sobre...beijinhos
    Cintia

    ResponderExcluir
  3. Amei a nova gavetinha e a mensagem de inauguração :)

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)