Pesquisar este blog

Tradutor

sábado, 28 de dezembro de 2013

Nove dicas valiosas para um 2014 de muita paz...


Paz interior é o que todos nós buscamos. Essa busca é que o está por trás de todas as outras coisas que queremos. Queremos prosperar para sentir segurança e assim nos sentirmos em paz. Queremos ter um relacionamento a dois estável, para termos conforto, apoio e segurança; assim, podemos ficar mais em paz... No fundo, tudo acaba se resumindo a uma busca por paz interior.
Vou dar, então, alguma dicas valiosas para aumentar a paz interior. Muitas dessas dicas todo mundo já sabe, embora a maioria não consiga praticar. Isso também serve pra mim... Então, vamos lá.

1 – Pratique a aceitação...

Aceitar significa parar de brigar interiormente com a realidade. Quando algo já aconteceu ou está acontecendo neste exato momento, de nada adianta ir contra a realidade. Aceitar significa permitir que a realidade exista sem entrar em conflito com ela, por que mesmo que você entre em conflito, o que já foi, já foi. E o que é, continuará sendo, mesmo contra a sua vontade. Mesmo que você internamente esteja brigando com a realidade, não permitindo ou não querendo que ela exista, ela está lá do mesmo jeito.

Aceitação é diferente de conformismo ou falta de ação. Se estiver ao seu alcance fazer algo para melhorar a realidade, faça. Mas é bem melhor pra você agir no estado de paz. Sua ação será mais eficiente e não haverá sofrimento no seu interior. E se não for possível fazer nada, apenas aceite que é assim que é. Nenhum desconforto interno mudará a realidade ou trará qualquer benefício pra você.

2 – Pare de julgar outras pessoas...

No momento que começamos a julgar alguém, temos uma sensação de superioridade. É um processo automático e inconsciente que serve para encobrirmos nossas inferioridades. Mas se você perceber lá no fundo, existe um desconforto quando julgamos alguém. Não é algo agradável de se sentir. Você prefere se sentir em paz, ou se sentir superior? Você prefere se sentir em paz ou ficar com raiva ou revoltado com alguém?

3 - Pare de julgar a si mesmo... 

À medida que nos desenvolvemos emocionalmente desde a infância, recebemos vários tipos de críticas. Essas críticas mexem com nosso amor próprio. De forma inconsciente, aprendemos que não somos dignos de receber amor e que não devemos ser bons com nós mesmos. Interpretamos que temos algo de errado e que a forma de corrigir isso é através da crítica.
Depois nos tornamos adultos e mesmo que não tenha mais alguém nos criticando diretamente, desenvolvemos um juiz interior severo que faz o papel do crítico interno julgador. Quando você era uma criança, esse juiz não existia. Ele é a energia acumulada das críticas que recebemos, dos sentimentos de que não somos bons o suficiente e que temos algo de errado. É também a raiva acumulada de si mesmo. Seja mais paciente, gentil consigo mesmo. Criticar a si mesmo não tem tido o efeito de provocar mudanças; tem apenas lhe causado sofrimento e deterioração da sua autoestima.

4 – Pratique o perdão...

Primeiro entenda o que é perdoar. Perdoar significa apenas liberar mágoas, ressentimentos, raiva, revolta e eliminar completamente o sentimento de vitimização. Perdoar não significa concordar ou aprovar o que alguém fez. Perdoar também não significa que você tenha que conviver com uma determinada pessoa que é potencialmente perigosa pra você. Manter relacionamentos com pessoas que nos prejudicam é sinal de baixa autoestima, falta de amor próprio. Você pode perdoar e se afastar ao mesmo tempo. Perdoar é voltar a ficar em paz. É poder lembrar das coisas que aconteceram sem sofrimento algum. O sentimento é curado, o que fica é apenas o aprendizado das experiências.

5 – Viva o momento presente... 

Viver o momento presente significa dar mais importância e atenção ao que estamos fazendo agora, do que a situações futuras ou situações que já foram. Na verdade, só existe o presente. Passado e futuro são apenas projeções mentais, são pensamentos. Pensar no futuro ou no passado deveria servir apenas como uma consulta mental rápida e esporádica e logo deveríamos voltar ao presente (aliás, nunca saímos dele).
Remoer o passado é uma forma de não viver o presente. Preocupar-se é uma forma de viver no futuro, especulando o que será (de maneira negativa). Quando saímos do momento presente, a ansiedade aumenta e perdemos a paz interior. Nosso foco deve ser sempre o momento presente, só que a nossa mente tende a inverter as prioridades e foca mais no passado e no futuro, causando-nos sofrimento.

6 – Pare de querer entender tudo...

 A realidade é muito mais complexa do que a nossa mente é capaz de entender e do que temos condição de enxergar. Pra tudo que acontece existe uma rede de acontecimentos passados e condições que acabaram dando origem ao que acontece agora. Vemos apenas fragmentos da realidade.
Quando você vê um comportamento negativo de alguém, você está apenas enxergando um pequeno fragmento da realidade. Por trás daquele comportamento, existem uma série de fatos, experiências vividas e coisas que vem de gerações passadas que foram herdadas por aquela pessoa, que acabaram dando origem àquele tipo de comportamento que você vê agora. Nem você sabe por que você agiu da forma que agiu em muitas situações onde fez escolhas e tomou atitudes que não foram as melhores. A mente quer entender tudo, como se ela fosse finalmente ficar em paz ao entender. Só que em muitos casos podemos até ter uma compreensão racional, mas mesmo assim a paz não vem. Então, permita-se ficar em paz, mesmo quando você não tiver a capacidade de entender a realidade.

7 – Adote o hábito de agradecer...

Adote o hábito de agradecer pelas coisas boas e abandone o hábito de reclamar do que que quer que seja. Agradeça as pequenas coisas. Não é necessário nada de extraordinário pra que você sinta gratidão. A reclamação é algo que nos tira a paz de forma instantânea. Enquanto que a gratidão nos coloca em um estado de paz e alegria instantaneamente.

8 – Afasta-se dos noticiários. 

Eles vêm carregados de péssimas notícias e a maioria delas não fará a menor diferença a na sua vida, trazem apenas mal-estar. É esse mal-estar que a consciência coletiva hoje deseja ampliar, a maioria está nessa sintonia. Mas você pode sair dela e ajudar a consciência coletiva a ficar mais saudável. Hoje eu estava na esteira da academia e tinha uma televisão ligada na esteira ao lado em um canal de notícias. Não tive como não ouvir e ver as imagens. Mortes por acidente de carro, uma briga selvagem entre torcidas e muitas outras coisas... foi impossível não me sentir mal com aquilo.

9 – Busque autoconhecimento sempre. 

O autoconhecimento é a chave para o crescimento e desenvolvimento do ser humano em todas as áreas, seja na vida pessoa, profissional, relacionamentos e na saúde física. É a chave para encontrar paz interior, alegria e prosperidade. Essa é uma prioridade na minha vida e recomendo que seja também na sua. Livros, cursos, treinamentos, terapias, meditação... tudo isso nos ajuda a crescer e encontrar paz interior. Por isso, continue firme nessa jornada.

Feliz 2014!

Bom Final de semana! :)


André Lima - EFT

Leia mais sobre EFT  AQUI


5 comentários :

  1. Eu sou tão perfeita,mas tão perfeita que nem preciso ler essas orientações...ksksksksksksksksksksks...

    ResponderExcluir
  2. Menina Linda
    Boa tarde
    Ameiiiiiiiiiii suas dicas..............já venho tentando colocá-las em prática...depois de cada tropeço...vem o equilíbrio aprendido com você e demais páginas dedicadas a "nossa evolução"..............gratidão pelo aprendizado em 2013..................e muita fé...esperança...etc...para 2014 ..............
    Com carinho,
    Vera Luísa

    ResponderExcluir
  3. São pista de uma profunda reflexão de vida! Obrigada!
    Abraços de Ano Novo!
    Célia.

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas, Sheila!
    Precisamos todos alcançar a paz!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Tudo o que eu precisava "ouvir". Obrigada!

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)