Pesquisar este blog

Tradutor

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

O que Buda faria com um jovem transviado?


"O canibal perguntou: "Como vou renunciar àquilo que me fez abrir mão da realeza, suportar o deserto, violar a lei e arruinar a minha reputação?" Mas o bodhisattva respondeu: "São exatamente esses os motivos pelos quais deves renunciar."  ]atakamala 31.85

Esse diálogo não é ao mesmo tempo ridículo e comovente? Você deve imaginar que, afinal, o bodhisattva há de ter razão - mas juro que eu simpatizo com o canibal ou com o jovem transviado. Não que essas escolhas me tentem (eu gosto de experimentar pratos novos, mas ... );a verdade é que eu compreendo profundamente o nosso desejo de ser fiéis a uma escolha importante, sobretudo se pagamos um alto preço por ela. O canibal abriu mão de tudo para ser canibal; agora, Buda lhe pede para abrir mão até disso.
É querer demais!
Afinal de contas, Buda tem razão. Nem tudo vale o preço que pagamos, mesmo que esse preço já tenha sido pago. Pouco importa o quanto nos fortalecemos por carregar os nossos fardos, continuamos sendo inteligentes para nos livrarmos de alguns. Na história, Buda leva o canibal a mudar de ideia, e este fica agradecido. Nós também devemos nos empenhar em levar aqueles que seguem o mau caminho a mudar de ideia .

Franz Metcalf

No livro - O que Buda Faria - pg83


2 comentários :

  1. Dedicação, persistência e bons exemplos devem ser o nosso estímulo a quem precisar.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Querida Sheila
    É isso mesmo! Devemos esforçar-nos para sermos melhores e convencermos os outros a sê-lo.
    Continuação de uma boa semana.
    Beijinhos
    Beatriz

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)